sexta-feira, 4 de abril de 2008

Da caixinha

Arrumar o quarto é tão nostálgico...
Já devo ter falado isso umas dez vezes, mas é justamente porque eu concordo com essa afirmativa.Na verdade, todos os papéis que ocupam o tampo do meu baú da cama e minha bancada escondem segredos ocultos e, às vezes, assustador - não é nada legal achar as folhas do trabalho de literatura que era pra ser entregue ano passado e isso é assustador!O importante é que eu consegui colocar todos os papéis nos seus devidos lugares e todos os livros não lidos em cima do tampo do baú da minha cama.
Uma pilha com 5 livros não lidos (Grande Sertão: Veredas, As Intermitências da Morte, Desonrada, Caçador de Pipas e Sexo na Cabeça - tinha que ter sacanagem no meio =P), dois livros que sempre esqueço de devolver aos seus donos (TaeKwonDo, que o Michel me emprestou, mas na verdade é do Rogério, mestre dele e Metamorfose, que a Bianca Regina me emprestou), um livro do meu irmão (Almanaque dos anos 80), minha lata de bijuterias e uma caixa lilás.Aquela caixa lilás estava tão empoeirada que quando abri, senti a poeira entrando nas minhas narinas.Duas alianças, um cordão, um broche.
Fiz as contas: são 6 anos que tudo começou, 4 anos e meio que tudo acabou.Olhei pra dentro de mim e lembrei de todos os sonhos e todas as tormentas que passei nesse meio tempo.Doeu bastante lembrar disso tudo, mas acontece de a gente lembrar dessas coisas um dia.Parecia que eu podia navegar dentro dos meus próprios pensamentos; todas aquelas cenas que passei e repassei mentalmente, todas as descobertas e dores e amores.Tudo tão intenso, tudo tão drástico, tudo tão forte.Tudo que me fez ser o que eu sou hoje, percebi que não há mais motivos...
...Percebi, ao olhar para aquelas alianças (uma de hematita, outra de ferro, enferrujada e velha) que elas não combinariam mesmo com as minhas mãos.Percebi finalmente que tinha que ter acabado para aprender a ser.Uma longa jornada de refazer a Pat, para ser ela quem hoje ela é.Foi bom para mim, não sei se para ele também foi, mas pude agora olhar mais para mim e para o quanto eu posso me valorizar.
E ao fechar os olhos, com as alianças na mão, lembrei de alguém que me faz feliz hoje.Alguém tão igual e tão diferente dele.Alguém tão próximo e tão distante dele.Alguém que me ama tão semelhantemente diferente do jeito que ele me amou.Alguém que eu amo tão diferentemente semelhante ao jeito que eu o amei.Não há mais nada a restar dessa história, apenas um breve passado ainda timidamente espalhado pelos cantos obscuros do meu quarto.
Mas não tenho mais medo deles.Definitivamente, a saga acabou.Graças à Deus!
P.S.: Um beijo para a Bianca Regina, porque ela tá me convencendo de que ela é uma amiga muito foda!Um beijo pro Michel, porque nosso domingo tá chegando!

3 comentários:

  1. Espero que tenha mesmo acabado e que você tenha jogado fora.
    Existem lembranças que merecem um lugar na lata do lixo.
    Eu só fiz isso uma vez na vida.
    (jogar parte do passado fora)
    Pena que não dá para tirar uma parte da memória e manda junto também...

    Fico feliz de ver que você encontrou a pessoa certa.
    ticutcut.

    Espero que você fique bem mesmo.
    Te amo.
    Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Arrumar o quarto é uma tarefa para quem sabe fazer. Simples assim. Ou vc pode, ou não. Ou vc aguenta, ou não. Vc sabe o que vai encontrar, não quer, mas sabe... e quando encontra, descobre se realmente aprendeu com os restos do passado ou se vive com e para eles. E vc se mostrou sábia, corajosa e uma pessoa renovada. Saber deixar o passado para trás é para poucos, mas primeiramente para aqueles que aprenderam com ele, vivem muito melhor e gostam de tê-lo por perto para sempre saber como se foi forte para estar ali.
    Adoro vc. Sua história me fez lembrar a minha e, certamente, lembraria a de muitas outras pessoas. A diferença pode estar somente no fim da história. Ou vc consegue estar aqui, ou não. Simples assim.
    Te adoro!!!

    ResponderExcluir
  3. PATRICIA! Primeiro você me aceitou. Depois, me deletou? Eu entro no grupo das pessoas que você não gosta, então????

    MARIANA STATZNER

    ResponderExcluir

depoimento: