segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Do cotidiano - noite


Tchariot, Sabumnim Ke, kyon gye!
Tae kwon!

Começou o treino.Puxa, uma perna, puxa outra outra perna.Pula pula pula, polichinelo.Um conta...2..3..4..5..6...corre em volta do do jang.Uma volta...2..3..4..5..6...poe o pé na barra...estiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiica...troca de pé...estiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiica.O alongamento vai melhorando a medida que treina.Leva a perna pro alto e conta os segundos...2..3..4..5..6...a outra perna...2..3..4..5..6...formam-se duplas.Agora chutes..2..3..4..5..6...faca do pé, peito do pé, planta do pé, calcanhar...agora socos...direita..esquerda..direita..esquerda...

Depois de uma maratona de exercicios, alongamentos e tals, a gente pode sentar para assistir o tul dos 1o DAN.E é assim que a gente tenta entender a cultura, a arte de uma sociedade.Lidando com a cultura literária de manhã, a arte da licenciatura à tarde, e agora diante de uma belíssima arte marcial coreana.No final de um dia tao cansativo, o que pode me levar a fazer uma atividade física as oito da noite?Simples; a necessidade de sentir uma arte diferente.Parece piegas?Ah, parece e é.Tenta entender porque um monte de olhinhos puxados desenvolveram a tecnica de chutes e socos e denominaram "o caminho das mãos e dos pés".Defesa.Arte.Cultura.Necessidade de ter um registro seu, se seu povo, de sua historia.Os tuls nos contam a história deles, os sites especializados nos contam como se chegar ao caminho da planta, que é semeada na terra, crecse em direçao ao céu, alerta perigo ao oponente e depois ai está toda a arte passada para um futuro mestre.Nao é bonito?A intenção não é fazer uma crônica sobre as minhas noites, mas, sim, um post de admiração.Admiro qualquer manifestação de cultura, e é tão bonito ver os pretas desenhando diagramas no chão com pés e mãos em passos ritmados.Incrível a memorização de todos os passos e posições.Poucas coisas já sei.Apenas represento a inocência à arte, nada posso dizer sobre o que sei, pois nem sei de muita coisa.

Tchariot.Posição de luta.Si jak!

Começou a luta.É legal você querer tentar vencer seus limites e se prepara para um exame que dará cor a sua faixa.A minha será amarela em breve.Os socos e chutes que levamos são tao recebidos como ensinamentos, pois pára pra pensar: na vida a gente cai pra se levantar.Ai a gente levanta e continua chutando e socando.

Guman.Entrem em forma, todos!

Todos se levantam.É hora do cumprimento final.Todos em ordem, do mais graduado até os branquinhas, seguidos dos sem do-bok.

Tchariot, Sabumnim Ke, kyon gye!
Tae kwon!

Batem palmas.Apertos de mãos.Agora sim, vou pra casa dormir.Amanhã é tudo de novo...

Um comentário:

  1. Lindo! Mente e corpo são indissociáveis. Legal isso porque vai de encontro ao costume da Letras, porque quem faz Letras - às vezes - esquece que tem corpo. He, he. Mas, é maneiro ver que o "câncer letrado" deu metástase e já te pegou: quer dizer, antes futura bióloga; agora, futura letrada! rs.

    Beijoo Pat Lee. :P

    ResponderExcluir

depoimento: