terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Das relações

Na solidão de individuo, desaprendi a linguagem com que os homens se comunicam.(Drummond, Mundo Grande)

No último post, esqueci de fazer o último plano para 2008.
Este plano é realmente muito forte para mim, logo para mim, que nao sabe lidar com as pessoas.
O que acontece é que, as pessoas, de fato, são importantes para nós.Sejamos egoístas: nosso interesse para com elas é sobreviver, e arecíproca é verdadeira.Infelizmente, Deus não nos fez auto-suficientes.Portanto, o que deve ser feito é levantar a bunda da preguiça e lutar por sobrevivencia.
Já fui muito sozinha.Tive já seriíssimos problemas de relacionamento com pessoas em geral.Desde meus pais até pessoas comuns.Eu era uma verdadeira chata.Isso aconteceu graças a uma pessoa que, além de muito importante pra mim, foi também alguém que me marcou de forma negativa na minha vida(temos a tendencia de dizermos os nomes de pessoas boas e omitirmos as ruins, mas, dessa vez, farei o mesmo).Essa pessoa me vez acreditar que as amizades nao sao e nunca serão eternas.As pessoas vao embora.E elas, de fato, foram.
Nao foi algo que me remói desde 2003 até os dias atuais, porque uma outra coisa, muito boa por sinal, aprendi com esse mesmo cara (hahaha, mesmo assim continuarei omitindo o nome dele).Quem vai embora nao é um verdadeiro amigo.Ele me jurou amizade eterna e hoje ele está léguas daqui...por opçao minha.Fiz força para mante-lo longe e nao frequento os mesmos lugares que ele.Ele nao foi uma pessoa boa pra mim, no saldo final de toda a convivencia.
As pessoas vem e vão desde o dia que comecei a fazer amigos.Algumas, puquissimas, voltaram depois de alguns anos.E logo se foram.Na verdade, os amigos se vão por algum motivo seu ou dele, e isso pode ser bom ou ruim.Acredito que seja sempre bom.Por alguma decepçao ou frustraçao, os amigos que o fazem nao eram amigos.Eram apenas companhia.
Acontece comigo vez ou outra.Amigos acabam me mostrando que nao é bem assim, e sao apenas companhia.É meio chocante quando voce expoe uma vida inteira de dor e melancolia (isso no meu caso, os capricornianos, em geral, sao muito melancólicos - ah, eu me gosto assim ^^)para ele, mas é meio aliviador quando você vê que não é bem assim que as coisas serão, agora que você sabe a verdade.
A verdade...ela dói e todos a temem.Acredito que o Michel tenha medo dela, pois ele nao me deixa sioltar algumas palavrinhas provenientes da minha sinceridade infantil.Dói quando deixo de dizer que algo me magoa.Dói em mim pra sempre.Fico remoendo e remoendo, como se fosse o maior pecado do mundo.Nao tenho medo de dizer a verdade.Às vezes, tenho medo de ouvi-las, mas nao é sempre, nao.Quem dá a verdade deve recebe-la da mesma forma.É meio redundante e obvio tudo isso, mas é a ssim que conhecemos as pessoas.
Passaram por mim (algumas ainda vivas na minha vida) pessoas brilhantes e inesqueciveis.Por descuido ou vida cotidiana, acabei deixando-as para tras.Nao foi proposital.Pessoas que agiram como coadjuvantes na minha vida e tornaram-se essenciais para mim.Pessoas que acabei esquecendo de agradece-las.
Quero, como plano para 2008, valorizar essas pessoas para que elas voltem para mim.Ou voltem, ou mantenham-se.Quero todas, todas elas.Quero que a amizade seja elemento chave para minha jornada nesse ano bissexto.Mesmo que estas sejam apenas companhias, quero que, pelo seu trajeto, marquem uma vida: a minha.

Um comentário:

  1. Acabei de me ver escrevendo o seu post. Adoro escrever sobre amigos: os que permanecem e os que já se foram.
    Faço de tudo por uma amizade, mas se ela não fizer nada por mim, não vale a pena continuar. Adoro cultivar novas amizades e acho que ás vezes me dou mal por isso... acabo que sou uma pessoa sociável demais, e isso é o que me mata.
    Me senti você quando li o que o Michel faz reprimindo algumas de suas palavras. Também sinto dor quando reprimem as minhas e ninguém entende nada...
    Tem certeza de que não somos a mesma pessoa???

    *Já fiz um post sobre amigos, mas acho que não o coloquei lah no site... se não tiver colocado, colocarei em sua homenagem...*
    Beijos

    ResponderExcluir

depoimento: