quinta-feira, 21 de maio de 2009

Às vezes, eu me importo

Eu não raciocino às 7:30 da manhã. Na verdade, ainda me pergunto porque escolhi ter aula de Português V às 7:30 da manhã com uma professora que é...hum...digamos...rígida demais? Apesar de que, na última quarta-feira, as coisas meio que tederam à outra interpretação.
***
É complicado seguir um caminho que você não escolhe de coração. Você tem talento com aquilo, sabe fazer entende bem e faz um bom trabalho. No entanto, sua paixão não é essa. Esse é meu caso e quem me acompanha aqui muito bem sabe disso.
Só que, às vezes, eu me importo. Me importo com aquele prédio ruído, com aquela poça de lama na entrada, com aquela cachorra pulguenta cheia de pereba, com aquele professor que pega o mesmo 485 que os alunos. Me importo em saber que um curso tão nobre está largado às traças e que, lá dentro daquele prédio ruído temos profissionais de ponta na área de linguística (e variáveis), fonética, gramática, literatura: Claudia Cunha, Eucanaã Ferraz, Fred Góes, Dinah Callou, João Moraes... é triste ver que esses e tantos outros bons profissionais não recebem o valor que eles merecem (não que eu os admire como pessoa, mas como profissionais batalhadores e célebres que são na área de Letras).
E foi numa quarta-feira de maio, às sete e meia da manhã que me deparo com a minha professora de Português V pedindo desculpas:"Hoje não vou dar aula". Ao me sentar, a Jaque e a Bianca Batista me atualizaram:"Ontem foi a reunião com o concelho em favor do curso noturno da [habilitação] Literaturas".
(Vamos pensar primeiro no que é a Ilha do Fundão à noite? No assassinato inexplicável no integração, que matou o cobrador da linha? Nos frequentes assaltos no 485 (usuários de 485, não sentem lá no fundo do buzão!)? Nos tiroteios corriqueiros na Linha Vermelha? Nos corpos boiantes que acompanham a paisagem da janela de quem mora no alojamento? Na precariedade de transporte e segurança que a Ilha do Fundão vem encarando? Pensaram? Ótimo, não preciso falar disso)
Não deu tempo de perguntar a elas sobre o porquê da revolta da professora: ela disse "vou chorar" e chorou. Aquilo me tocou. Foi a primeira vez que vi a minha professora de Português V como uma pessoa. Ela chora e sente tristeza.
Ela explicou o porquê de todo aquele drama: o CA 6 de Outubro, que representa a Faculdade de Letras, está conseguindo mais uma conquista: o curso noturno da Literaturas. Seria uma conquista notória se não fosse nas condições que eles querem: de qualquer jeito. O curso noturno tem que sair ainda esse ano. Ok, e tem professores pra isso? Esse é o primeiro ponto a ser discutido sobre o assunto. Pois é, minha gente, a melhor faculdade de Letras do país está sem professores. Os que estão lá apanham pra manter a qualidade. Nós, alunos (principalmente os apaixonados, grupo no qual não me enquadro) apanhamos pra acompanhar o conceito A da faculdade. Nós estudamos de manhã e tivemos que dizer não a várias propostas excelentes de emprego/estágio. Eu mesma tive que abrir mão de uma oportunidade excelente e divertida de tentar aprender a gostar de sala de aula, quando ouvi a coordenadora de um colégio religioso no Pechincha me dizer que o trabalho consumia a parte da manhã. O curso noturno é necessário. E também se faz necessário abrir concursos com numerosas vagas. Eles querem abrir apenas 11, 4 para o setor de LP. Como 4 professores vão dar conta de 9 matérias de Português, se eles só podem dar conta de três ementas?
Além disso, eles querem aumentar a carga horária. Então não adianta você que estuda de manhã e precisa da faculdade a noite. Sai da Letras e tenta de novo! Português 9...para aumentar a carga e formar...PROFESSORES????? Professor? É só isso que podemos fazer com o diploma de Letras? Ser professor? Aquele professor que ouve desaforos de alunos de escola municipal? Aquele que tem que diblar o analfabetismo funcional dos alunos de 9o ano? E se eu não quiser ser professora? Pra onde vai meu interesse em pesquisar coisas, sejam lá quais forem? E se eu quiser me aventurar numa editora? Saraiva, Ática, Nova Fronteira...?
A Sílvia chorou, então, na frente de todos. Ela deve ter se lembrando do duro que deu pra ser pesquisadora. Lá está ela hoje, dando aula de sintaxe, no bloco H. Ela, humana, que sente e que, provavelmente, não ama a sala de aula.
Eu chorei. Não por mim, ou pelo que encontraria no futuro. Por isso, já chorei muito. Chorei por todos naquela sala, que teriam o mesmo destino dela. Por aqueles que querem fazer Letras a noite ano que vem. Chorei pela minha impotência, porque me importo com aquele prédio ruidinho no meio de tanta tecnologia Petrobrás.
***
E o post feliz? Cadê?

2 comentários:

  1. O problema de educação nese país é endêmico. Desde o dia q me dei por gente eu ouço falar na falência do ensino, mas nunca vi um movimento real por sua melhoria. Todavia, como vc pontuou mto bem, as instituições sociais só investem nas carreiras q eles crêem ser importantes, ou seja, aquelas que geram riquezas de forma direta, como engenharia. De nada adianta um engenheiro, um médico ou um advogado que não sabem ler, se comunicar, entender e se fazer entendidos. COmo tb de nada adianta a etorbras investir nas faucldades de engenharia e dpeois injetar milhões em eventos culturais para se esquivar o pagamento do imposto de renda.
    O Brasil é um pais contraditório. A maior empresa do pais se diz comprometida com as raizes culturais de nossa terra, mas só investem na engenharia. E a Lìngua Portuguesa, que é a expressão máxima de nossa brasilidade? E a Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Política, Antorpologia, as quais nos fazem compreender o q é ser um cidadão e um ser humano digno?
    Conhecimento é poder. Eqto poucos tiverem acesso a ele, mais votos essa política eleitoreira e vil das esmolas vai continuar. Tolir o acesso à boa formação e vendar os olhos ´para a falencia da educaçaõ maquiando-a como aprovaçaõa automática e cotas raciais nas universidades é a forma mais efetiva de se manter a mesma estrutura que se criou em 22/04/1500.

    Desculpa o desabafo! BJs!!

    ResponderExcluir
  2. E eu chorei lendo o seu post...
    Eu amo demais aquele lugar.
    Só por cuiriosidade: vc faz aula com a Rodrigues?bjooos

    ResponderExcluir

depoimento: