domingo, 11 de janeiro de 2009

Everyone

As luzes me cegaram de repente e eu não sabia que poderia voltar atras. A música estava alta, e todos já haviam passado pelo palco. Contar até 8; será a minha vez de entrar.

***

Eu não sabia a tensão que tantos holofotes eram capazes de causar em alguém. Dias antes, quando visitei o teatro, subi no palco apagado, ensaiei com a calça preta e a blusa de boneca e foi como se fosse mais um de tantos dias iguais. Experimentar aquelas roupas tão coloridas, comprar aquele batom tão vermelho (céus, como se usa batom vermelho numa cara tão branca??), contar os dias...e aquela semana se arrastou como se estivesse atada a correntes. E quando esse dia chegou, algo aconteceu no meu estômago. Maquiagem, cabelo, gel, meia-calça, banho, não se esqueça do pente, do batom vermelho... Mas nada me deixou tão tensa quanto os holofotes. Saber que as pessoas poderiam olhar para mim me deixava cheia de borboletas em meu estômago...apesar de que poderiam não olhar para mim...
(senti vontades de abandonar os ensaios, as danças...as vezes, sentia que era tranparente...até o dia que alguém me olhou...e todo mundo olhou pra mim...e eu tive vontade de sumir)

***
A dança faz parte da minha vida porque fez parte da dela. O Ballet...ah, as mesmas sensações, as mesmas dedicações...tardes na cozinha costurando enfeites de cabelo...Agora eu estava dando continuidade ao seu projeto: o Jazz. Era gostoso sentir as mesmas sensações de frio na barriga. Trocas de roupa enlouquecidas nos camarins. Ensaiar bastante, esquecer do mundo lá fora. Torcer para que o relógio se arraste em segundos para que aquela energia durasse mais. Torcer pro tempo voar pra chegar logo o grande dia. Toda aquela tenção de roupas, coreografias e maquiagens. Isso é legal porque alguém teve a idéia e acreditamos nela. No fim do ano, chegamos a salvo, agradecendo os aplausos com todos os holofotes sobre nós. Durante o ano, ensaiamos, viramos o pé, desmaiamos, nos ferimos, trabalhamos de corpo e alma. Tudo isso porque acreditamos e achamos lindo um trabalho feito com dedicação. No final, tudo sai perfeito: as roupas entram, as palmas saem coordenadamente, as crianças acertam os passos... Mesmo que eu me sinta, às vezes, como se eu não dançasse tão bem, saí do teatro com vontade de fazer tudo outra vez.

4 comentários:

  1. Lindoooo..

    e vamos fazer td outra vez.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Tenho 2 considerações a fazer, antes de comentar o texto:

    1. "as palmas saem coordenadamente"
    er... hauahauahauaha

    2. "Mesmo que eu me sinta, às vezes, como se eu não dançasse tão bem": dança sim... e se servir de consolo, levei 12 anos dançando p entender q talvez eu dance um pouquinho melhor do q eu sempre achei!

    O texto agora...
    Menina, q texto lindooo!!! Me li ali... as borboletas no estômago, a ansiedade e a expectativa, a preparação...
    Mas é tudo tão bom... tão gostoso de sentir!!!

    E esse ano, tem mais!!!
    E, de novo, vamos arrasar!!! =D

    bjooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Pat!! Td bem?? Eu adoro teatro, amo o palco, o cheiro das cortinas, aquele corre-corre, adoro toda produção, direção, mas principalmente sentar e ver o espetáculo acontecendo da forma q vc esperava. Pena q eu não tive coragem suficiente de seguri nessa carreira. Acho linda tb a dança, e o espetáculo de dança em si, q, na minha opinião requer mt mais dedicação q um espetáculo teatral simples. Cheguei a fazer dança de salão e algumas apresentações. Li o seu texto e lembrei daquela época linda q o tempo e as resposnabilidades me levaram, mas não as lembranças. Bjaum!!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!! Estou retornando seu recado, eu q agradeço por vc tb estar presnete constantemente no meu blog,e tb por ser uma grande e antiga amiga, q ainda acompanha as coisas q me acontecem. Eu ador blogs e a capacidade q eles têm de dinamizarem a expressão de um complexo de emoções e idéias existentes em uma pessoa. Eu fiz meu blog msiturado, coisas engraçadas, pessoais e jurídicas acontecendo todas de uma só vez, como costuma ser minha vida prática. Ainda q vc não tenha entendido meu artigo, o q vc não é obrigada pq é algo mto específico e técnico, agradeço o carinho e a disposição a lê-lo!! Pelo menos sei q alguém o fez, hahahahahahahah Bjaum!!!

    ResponderExcluir

depoimento: