domingo, 1 de junho de 2008

Das pessoas em geral - amigas

Amizade, do latim amicitia, do grego filia...

Elas são legais e engraçadas. Se você for observar com cautela o comportamento de seus amigos mais curiosos, você pode notar uma ponta de graça naquele comportamento tão dedicado a você.
Pois eu não posso reclamar de amigos. Tenho muitos. Os que ouvem, os que apertam, os que divertem, os que compartilham histórias. Alguns de longa data, outros de relógio tão recente. Todos, cada um deles, tem sua particularidade, sua história. Você, eu, nós todos somos uma espécie única de amigo. Acontece é que varia de acordo com a nossa tolerância, personalidade, signo solar, lunar, ascendente e chines...
Acredito que eu sou a amiga que ouve. Nossa, curto as mil histórias dos meus amigos, até das pessoas na rua dividindo suas angustias com outros amigos. Não deixo de contar minhas peripécias. Ando evitando expor minhas inúmeras questões, por saber que elas são complexas até para mim. Entao ouço mais, para entender a mente humana, para curtir cada conto, cada história.
Como viajar num bom livro de literatura...
Vim falar hoje de alguns dos meus amigos. Todos são tão curiosos e singulares, quase um caso para Freud. Ao deparar-me com a boa notícia do texto anterior, tratei de enviar um scrap para uma amiga de longos 8 anos de convivencia. Ela passou comigo, vivenciou cada dia de tristeza e tormenta e achei que ela gostaria de saber da boa notícia que me fez escrever um texto (que, segundo a Dani, dá pra entender e nao enteder, mas é compreensivel). Pois foi que ela investigou toda a fonte da notícia. Fuxicou cada detalhe minucioso da história. Mergulhou de cara em cada detalhe, em cada rosto, em cada notícia, como uma boa jornalista que é. No final de tudo, disse que eu estava por cima, e tudo que eu precisava fazer era acreditar que cada um tem o que merece, e eu merecia as coisas boas que eu havia conquistado.
Ri.
A notícia, para mim, foi boa, mas talvez seja, para os personagens envolvidos, a melhor coisa que aconteceu na vida deles. Talvez eles sejam feitos para viver aquela história, mas, para a boa amiga de verdade, aquilo não é nada perto do que a melhor amiga dela tem na sua vida atualmente.
Minhas amigas de longos 8 anos são engraçadas. Elas me apoiam quase como uma questão de honra. Como reinasse sobre nós uma lei mosqueteira. Como se cada uma de nós não tivessemos o direito de sofrer, e que os homens são uns "bobões", como diria uma delas. Ao terminar um longo relacionamento amoroso e ter sumido por uns seis meses para me recuperar daquela avalanche de emoções, ouvi de uma delas que "ele, na verdade era um bobão, por perder a mulher da vida dele". Reparei que dissemos o mesmos para nós todas. Eu digo, elas dizem. É engraçado ouvir uma falando isso para outra e duas semanas depois a menina e o cara estão juntos novamente. E as amigas sempre apoiando. Mesmo que tenham xingado o pobre de todos os nomes.
Amigas são engraçadas. As de longa data, são muito interessantes.
***
P.S.:Para todas as superpoderosas da minha vida, quase D´Artagnan e as três mosqueteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

depoimento: